Os integrantes do canal de games LOUD, o maior do Brasil sobre esse assunto, cuidam da saúde na AQUASPORT. Na unidade Vila Madalena eles praticam natação, pilates, e musculação, além de fisioterapia na clínica Kinex.
A organização LOUD fala sobre o mundo dos jogos online e foi fundada em 2019. O canal no YouTube conta com mais de 12 milhões de inscritos e mais de 2 bilhões de visualizações mensais no YouTube. Além disso, LOUD é a única organização brasileira a figurar entre os mais assistidos na Twitch.
Os integrantes são jogadores profissionais de jogos como League of Legends e Valorant e seguem uma agenda rigorosa de treinos diários longos, além de possuírem habilidades físicas e mentais e muita dedicação.
E, é claro, a atividade física e o acompanhamento fisioterápico são grandes aliados para um melhor desempenho desses atletas.
Gamers devem se exercitar
Horas a fio sentado, muitas vezes exercendo movimentos repetitivos no mouse e no teclado, podem ocasionar lesões e dores musculares, por isso é fundamental que o atleta de Esport pratique atividades físicas.
Além de uma coordenação motora fina bem trabalhada, os atletas precisam de bom condicionamento físico para terem seguintes benefícios:
- Maior flexibilidade;
- Diminuição de dores musculares e nas articulações;
- Controle do estresse e do emocional;
- Controle do peso;
- Melhora da capacidade cardiorrespiratória;
- Melhora da postura;
- Fortalecimento muscular;
- Menos sobrecarga na lombar;
- Evita lesões;
- Aumento da resistência.
O que diz a medicina
Os Esports crescem a cada ano e há campeonatos importantes no Brasil e no mundo, como por exemplo o Campeonato Brasileiro de League of Legends, que é considerada a maior competição de jogos eletrônicos no Brasil.
Porém, por ser uma modalidade recente, ainda há poucas pesquisas na medicina esportiva sobre os atletas de games. O pesquisador alemão Ingo Frobose, da German Sports University , em Colônia, é um dos pioneiros na área.
Em 2016 ele divulgou uma pesquisa em que comprova que um e-atleta realiza em média 400 movimentos no teclado e no mouse por minuto, o que corresponde a 4 vezes mais do que uma pessoa comum. Além disso, os atletas movimentam ambas as mãos ao mesmo tempo, o que faz com que várias áreas do cérebro sejam ativadas.
Os jogadores também lidam com grande estresse e pressão durante os torneios, atingindo níveis de cortisol no organismo equivalentes aos de um piloto de corrida.
Esse alto nível de estresse deixa o corpo rígido e dificulta o sono. Além disso, o coração acelera, podendo chegar a 180 batimentos por minutos, o que equivale a um maratonista em alta velocidade.
Horas sentado prejudica a saúde
Ainda de acordo com pesquisas, um jogador chega a passar 25 horas semanais sentado, jogando em frente ao computador ou à TV, o que também é prejudicial, já que inúmeros estudos comprovam que passar mais de 6 horas diárias sentado prejudica a saúde: maior propensão à obesidade, hipertensão e outras doenças cardiovasculares, bem como provoca mais dores musculares.
Logo, a medicina esportiva recomenda que os gamers mantenham uma rotina de alongamento e atividades físicas, bem como possuam uma alimentação balanceada e sem excessos.
Então se liga: você que se aventura no mundo dos jogos virtuais, conte com a AQUASPORT para melhorar seu desempenho!
Venha fazer uma aula experimental e encontre a modalidade certa para você!
Rua Girassol, 675 Tel. 1138139173 WhatsApp 11-989784419
Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 308 Tel. 59046000 WhatsApp 11-947703038