Precisa começar a fazer atividade física mas vai postergar até segunda-feira que vem de novo, adivinhei? A desculpa é que não consegue “encontrar motivação”? Então se prepare pois conversamos com uma psicóloga que vai te dar o choque de realidade que você estava procurando.
“Ninguém nasce motivado!”
Bom, vamos começar pela definição da palavra, de acordo com o dicionário: “motivação pode ser entendida como um motivo que leva o indivíduo à ação. É uma força, uma energia que aciona e direciona o comportamento”. Mas não é todo mundo que sente essa energia pulsando dentro de si os direcionando para fazer o que precisa ser feito. Muita gente se sente paralisado frente às promessas e desafios e acaba deixando para semana que vem… mais uma vez…
Segundo a psicóloga Valéria Abatemarco (CRP 06/15665), “a motivação está relacionada ao seu propósito, à sua satisfação pessoal e aos seus valores. Diz respeito àquilo que lhe move a ir atrás dos seus objetivos e metas.” Ou seja: o desejo de ter uma vida saudável ou de ser aceito pelos amigos, por exemplo, pode estimular uma pessoa a acordar cedo e ir treinar.
Porém, sempre é preciso dar o primeiro passo. Não adianta ficar sentado esperando seus desejos se concretizarem ou a motivação aparecer de repente. O sonho de ser saudável ou de ter uma boa forma física só se realizarão se você agir e partir para o envolvimento diário.
“Ninguém nasce motivado. Nada surge da sorte ou do mero acaso. A motivação se constrói, com trabalho duro, envolvimento e persistência. Se você tem um objetivo, a motivação virá da dedicação de muitas horas praticando até alcançar”, enfatiza Valéria.
Logo, ficar apenas esperando esse ânimo aparecer é uma escolha arriscada e te fará perder tempo. Então se liga na dica: mergulhe em ações para que sua vida comece a mudar! Com o envolvimento, o engajamento e o esforço necessários, você irá mais longe e se sentirá cada vez mais perto do seu sonho e mais inspirado a vencer qualquer obstáculo.
Vale lembrar ainda sobre a importância de, a medida que avançar, criar novas metas, uma nova atitude mental, para que se sinta capaz de seguir adiante e não estagnar ou acomodar.
“Aprenda a modificar sua atitude mental a seu favor. Neste aspecto, o autoconhecimento se faz muito necessário. Claro que há pessoas naturalmente que gostem mais de desafios, que consigam se auto-motivar. Mas a palavra que deixo aqui é: dedicação! Todos podem se motivar a chegar lá, seja onde for esse ‘lá'”, finaliza a psicóloga.
Comece agora mesmo a se dedicar e a perseguir seus objetivos para ter uma vida saudável! Confira algumas opções aqui!
Rua Girassol, 675 Tel. 1138139173 WhatsApp 11-989784419
Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 308 Tel. 59046000 WhatsApp 11-947703038